HISTÓRIA DA ALLIANCE

Há 23 anos Romero Jacaré, Alexandre Paiva e Fabio Gurgel criaram a Associação Alliance e, desde então, a filosofia desenvolvida pelos três dissemina-se por todo o mundo. Com 160 filiais em 21 países, a Alliance é hoje invicta em muitos campeonatos, recebendo em 2016 o título de equipe 11X Campeã Mundial.

E para 2017 os números prometem aumentar. Mais academias pelo Brasil e pelo mundo farão da Associação Alliance a maior do mundo.

A ORIGEM DO JIU JITSU

A proibição do uso de armas e a necessidade de defender-se de saques constantes fez com que os monges budistas criassem o Jiu-Jitsu. Desenvolvido com base no movimento de alguns animais e o uso de alavancas, permitiu que o indivíduo bem mais fraco vencesse o mais forte e pesado. Essa característica da luta chamou atenção.

A luta passou a ser difundida pela Ásia, chegando ao Japão. Nesse país, ela consagrou-se com a luta dos Samurais, exímios guerreiros que defendiam seus senhores com a própria vida, se preciso.

JIU-JITSU NO BRASIL

Com a abertura dos portos Nipônicos ao ocidente foi decretado pelo imperador japonês crime de lesa-pátria ensinar Jiu-Jitsu no Japão, como uma tentativa de preservá-lo como cultura exclusiva do povo japonês. Porém, após a Primeira Guerra Mundial, houve grande imigração do povo japonês e o Brasil foi o país escolhido pelo conde Maeda Koma, campeão japonês da época, para viver. Maeda chegou ao Pará em meados de 1920 onde conheceu Gastão Gracie, homem influente na cidade de Belém do Pará e que o ajudou na adaptação a nova cidade.

Em gratidão ao amigo Gracie, o conde Maeda Koma ensinou Jiu-Jitsu ao filho mais velho de Gastão, Carlos, que em pouco tempo já dominava as técnicas e dava aulas. Mas foi seu irmão Hélio Gracie que desenvolveu o Jiu-Jitsu, a ponto de o esporte hoje, ser reconhecido como a forma mais perfeita de luta de todo o mundo. Hélio, com seus 63 quilos, venceu adversários com mais de 100, provando assim que a técnica vence a força. Essa cultura, hoje reconhecidamente brasileira, fez com que exportemos nosso Jiu-Jitsu para todo o mundo, tendo o Japão como grande consumidor de nossa arte.

ASSOCIAÇÃO ALLIANCE-UNIDADES