Confira 7 dicas para iniciar no Jiu Jitsu depois dos 30 anos. Por: Mestre Gigi

Muitos iniciam a atividade entre 30 e 55 buscando não só uma atividade física, mas principalmente uma forma de liberar o stress do dia a dia.

 O jiu jitsu entrou nesta nova era com força e peso!

 Posso enumerar algumas dicas importantes para ingressar na atividade.

Através de muitos anos de experiência, nota‐se o aumento muito expressivo de  masters acima de 30 que iniciam no jiu jitsu. Muito em função da melhoria da qualidade de vida de todos os homens e mulheres que passam dos 30. Muito mais  pelo largo acesso a comunicação sobre saúde e bem estar que vem aumentando  significativamente a longevidade de nossa população. 

Muitos iniciam a atividade entre 30 e 55 buscando não só uma atividade física, mas  principalmente uma forma de liberar o stress do dia a dia.  
O jiu jitsu entrou nesta nova era com força e peso!  
Posso enumerar algumas dicas importantes para ingressar na atividade: 

1. Faça um check‐up. 
Mesmo não sendo sedentário, é importante fazer um exame físico para estar  preparado para uma atividade que requer uma solicitação física diferenciada. 

2. Experimente esse novo desafio!
Conheça a academia antes e faça uma aula experimental para ver se adapta ao método de ensino 

3. Escolha por professores qualificados! 
Procure por uma academia que preze por professores e instrutores qualificados. 
Eles são capacitados para orientar a intensidade das aulas e horários que se adequem melhor a sua condição física.  
Geralmente no início você não precisa treinar todos os dias, participará de grupo de aulas básicas com uma frequência de 2 a 3 x por semana.
4. Seja cuidadoso com seu parceiro de treino!
Sempre lembre que treino não é nenhuma final de campeonato, o nome já diz, treino faz parte do aprendizado, aprender a não machucar seu parceiro de treino faz parte de seu treino. Até por que ele será a pessoa mais importante sempre em seu caminho do conhecimento, 
se machucar muito os outros, você terá dificuldade de treinar e muitos acabarão machucando você também.  

5. Respeite seus limites e evite lesões!
Independente de sua condição física procure entender  a importância de aprender a se preservar fisicamente, ou seja, seu bem estar físico sempre estará na frente de 
sua vaidade em ter que dar três tapinhas para sinalizar ao outro atleta que pare, especialmente no começo. 
Nunca acabe o treino fadigado por completo, como diria os mais experientes:  “saia da mesa com vontade de comer mais”. Com o avanço da idade, a recuperação é mais lenta.  A prática de jiu jitsu é puxada, alterna aeróbico e anaeróbico. Além é 
claro, quando estamos cansados o corpo não funciona direito e nem o próprio cérebro por falta de oxigenação, estaremos mais sujeitos a uma lesão.
6. Seja paciente, aprenda e evolua!
Não se preocupe com as faixas, elas virão naturalmente com seu esforço e dedicação. 
Muitos vislumbram competir no jiu jitsu nas categorias masters!! Sempre acho muito bacana, mas o maior objetivo de uma competição quando se inicia uma atividade mais velho é ter uma meta para se manter bem fisicamente, serve como grande estímulo.
7. Faça com prazer e se divirta!
Para os alunos mais velhos o ambiente prazeroso na academia é ainda mais importante pois, ele dividirá seu pouco tempo entre a família, trabalho e a 
atividade! 
Não tenha receio de entrar no jiu jitsu mais velho, apenas procure uma boa academia com professores qualificados e saiba que esta atividade poderá mudar sua vida como mudou a de milhares de pessoas pelo mundo! Um estilo de vida 
diferenciado que o mundo a fora chama‐se atualmente bjjlifestyle !!! Venha fazer parte desta família!
Nunca é tarde para começar! Encare algo novo, aprenda, evolua  e se divirta! 
Confira as super dicas do Mestre Gigi para iniciar no Jiu Jitsu depois dos 30anos!
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